Fatura da luz vai subir 5 cêntimos em 2019

//Fatura da luz vai subir 5 cêntimos em 2019

A proposta de atualização das tarifas feita pela ERSE para 2019 vai abranger 1,15 milhões de clientes.

O preço da eletricidade para os clientes domésticos que estão no mercado regulado deverá aumentar 0,1% em 2019, o que irá implicar um acréscimo médio de 5 cêntimos na fatura mensal das famílias portuguesas, de acordo com os cálculos da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta notícia é avançada pelo “Jornal de Negócios” esta terça-feira.

Dos últimos 18 anos, 2018 foi o único em que se registou uma descida nas tarifas (de 0,2%) da eletricidade. No próximo ano, a tendência de aumento de preços voltarará a verificar-se, devido ao facto de os preços grossistas no mercado ibérico terem alcançado máximos históricos, explica o matutino.

Segundo a ERSE, a alta de preços nos mercados internacionais deverá manter-se em 2019; mais: prevê que estes aumentem em cerca de 20%. A proposta de atualização das tarifas feita pela ERSE – que vai abranger 1,15 milhões de clientes – vai no sentido de tentar mitigar este aumento.

De forma a reduzir o impacto do aumento previsto, a ERSE irá reduzir em 11% as tarifas de acesso à rede e em 15,1% as tarifas de uso global do sistema.

Fonte: Expresso